Conheça um POUCO a trajetória de SUCESSO do Cantor e Compositor DORGIVAL DANTAS


Dorgival Dantas, nome artístico de Dorgival Dantas de Paiva, (Olho Dagua do Borges, Rio Grande do Norte, 05 de janeiro de 1978) é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. De origem humilde, o filho da senhora Francisca de Paiva sempre teve no pai, o senhor Cícero Dantas de Paiva sua grande inspiração e estimulo para tornar-se o consagrado artista que é atualmente.
Ainda bastante jovem, Dorgival por vezes despertava ao som dos acordes de uma “sanfona veronese” que majestosamente era tocada por seu pai, fazendo com que a melodia adentrasse em sua case junto ao primeiros raios de sol. Por volta dos treze anos de idade iniciou sua longa história junto a sanfona, tocando uma das primeiras músicas de sua vida artística, na época a canção escolhida era interpretada por Evaldo Freire, popular artista do Rio Grande Do Norte.
Aos dezessete anos, já morando em Natal (RN) começou a se familiarizar com o teclado. A escolha do novo instrumento possibilitou diversos trabalhos, seja individualmente ou acompanhando vários cantores. Em agosto de 1991 recebeu a proposta para tornar-se tecladista de “Messias Paraguai”. Trabalho que perdurou até os meados de 1997, ano em que partiu com destino a Fortaleza. Cidade em que alcançou parte dos seus objetivos profissionais passando a ser sua segunda casa.
Aos 25 anos decidiu novamente envolver-se com sua tão querida sanfona, tocando com um grupo de amigos. As várias idas e vindas ocasionaram seu encontro com o cantor Flavio José na cidade de Picuí (PB), este que não apenas lhe deu grande apoio no início de sua carreira bem como sugeriu a escolha de “Dorgival Dantas” como nome artístico. Do encontro resultou a gravação das músicas “Menino chorão” e “Casa de sapê”.
Ao decorrer dos anos, somado ao êxito profissional vieram também as realizações pessoais. Dorgival tornou-se pai de quatro filhos: Cícero (14), os gêmeos Saulo e Silas, e posteriormente Ana Alice (6).
Em seu histórico profissional consta a parceria com grandes nomes da música e passagem pelas bandas “Cara Olho” e Banda Mix (RN). Através do sanfoneiro Dedim Gouveia foi apresentado à dupla Sirano e Sirino. Conheceu também Didi e desta amizade surgiu a produção de um dos trabalhos da tradicional banda Brasas do Forró.
Passando pela sanfona, teclado, produção musical de vários artistas, Dorgival permitiu-se explorar o seu lado compositor. Deste último talento veio o reconhecimento de seu trabalho. Foram diversas canções que dominaram o gosto popular: “Eu não vou mais chorar”, “Paixão Covarde”, “Me dá um beijo”, “Pode chorar”.
Desde então suas composições tem sido interpretadas por diversos artistas como a duplas: Jorge e Mateus, Cesar Menotti e Fabiano, Maria Cecília e Rodolfo, além dos cantores Alexandre Pires e Frank Aguiar.
O sanfoneiro e cantor Dorgival Dantas é um grande discípulo do mestre Luiz Gonzaga.  Recentemente participou de dois grandes trabalhos. O primeiro trata-se da parceria com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza). A apresentação aconteceu no tradicional teatro José de Alencar, visando o encontro entre a música de concerto e o cancioneiro popular. Já o segundo foi a gravação de um DVD na “Tenda Music” em Mossoró (RN), com a apresentação de composições próprias e divulgação de seu novo repertório de trabalho.

Share:

0 Comments