Wando... Para sempre você será "A Nossa Luz, a Nossa estrela"
O cantor Vanderley Alves dos Reis, o Wando, morreu nesta quarta-feira (8), aos 66 anos, no hospital Biocor Instituto, em Nova Lima (MG). Ele estava internado desde o dia 27 com problemas cardíacos graves.
De acordo com o que disse ao o médico particular de Wando, João Carlos de Souza Dionísio, ele teve uma parada cardiorrespiratória às 8h desta quarta-feira. Inicialmente, ao ser internado com problemas cardíacos, Wando foi submetido a um cateterismo, que não teve o efeito esperado. Em seguida, ele passou por uma angioplastia coronária para desobstrução das artérias do coração, por uma traqueostomia e ficou em estado grave durante vários dias.
Wando, nasceu em Bom Jardim, em Minas Gerais. Antes de se dedicar à carreira de cantor, foi entregador de leite e de jornal, feirante e caminhoneiro. Estudou violão clássico, mas abandonou as aulas para escrever “canções de amor para as moças”, como afirmou em uma biografia em vídeo postada em seu site oficial.
Começou sua carreira em 1969. Montou uma banda chamada Escaravelhos, inspirada nos Beatles, e passou a viver de música. Escreveu seus primeiros sucessos, “O importante é ser fevereiro” e “Se Deus quiser”, que ficaram famosas na voz de Jair Rodrigues. Em 1973 gravou seu primeiro LP, Glória a Deus no céu e samba na Terra.
Suas músicas românticas nunca agradaram a crítica, mas fizeram muito sucesso com o público. Wando fazia apresentações de apelo erótico, focadas no público feminino. Foi nessa época que as mulheres começaram a jogar suas calcinhas no palco. Colecionar essas roupas íntimas se tornou um fetiche do cantor.
Wando lançou 28 discos em sua carreira, vendeu mais de 10 milhões de cópias e se tornou um dos recordistas em venda de discos no Brasil. O lançamento mais recente é Romântico brasileiro, sem vergonha, de 2005.
0 Comments